quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aprendizagem colaborativa: conceito e aplicações

Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/171tcc3.pdf http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25158.pdf
Acesso em: 23/09/2009

O conceito de aprendizagem colaborativa, relacionado ao conceito de aprender e trabalhar em grupo, embora se pareça recente, já foi bastante testado e implementado por teóricos, pesquisadores e educadores desde o século XVIII.
A apredizagem colaborativa é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação. Estratégia de ensino na qual os alunos de vários níveis trabalham juntos em pequenos grupos tendo uma única meta, proporcionando a interatividade. Essa aprendizagem é especialmente aplicada na educação a distância, onde o professor não é mais visto como autoridade e sim como orientador, facilitador, possibilitando a construção individualmente e coletivamente dos conhecimentos através de tecnologias, o professores têm a possibilidade de disponibilizar seus projetos para os alunos, bem como os alunos podem encaminhar para os professores seus trabalhos. Poderá ser aplicada essa aprendizagem também na educação presencial em sala de aula, ou semi-presencial, acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, visando sempre o trabalho em grupo, a interação entre professores e alunos.

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