quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Curso virtual: conceito, instituições e cursos

Disponível em: http://www.via6.com/topico.php?tid=176192 http://gicfc.blogspot.com/2009/04/curso-virtual-conceito-instituicoes-e.html
Acesso em: 23/09/2009

O curso virtual é uma modalidade de ensino a distância, mediado por tecnologias através de computadores conectados a internet. Está em constante desenvolvimento com suas técnicas e recursos, surgindo novos métodos de trabalho, passando a atender professores e alunos no tempo adequado e na organização do trabalho pedagógico. Mesmo os professores e os alunos separados no espaço e no tempo, o controle do aprendizado é realizado mais intensamente pelo aluno, e a comunicação entre alunos e professores é mediada por ferramentas tecnológicas em ambientes virtuais, tais como chats, blogs, fóruns, listas de discussão, correio, entre outras. O que enriquece de fato os cursos desta modalidade é justamente a interação entre os participantes por meio das ferramentas de comunicação dos ambientes virtuais, onde é evidenciada a participação entre os alunos e professores. Muitas instituições já adotaram essa modalidade em seus diversos cursos, onde algumas universidades adotaram uma carga horária para matérias online, e cursos que estão inteiramente ligadas ao modo do curso virtual. Algumas instituições tradicionais de ensino no país aderiram à modalidade de ensino a distancia e oferecem cursos a distancia em suas áreas de atuação. É o caso, por exemplo, do SENAI e SENAC, que oferecem instrução a distancia em diversos cursos. Ou da FGV, a famosa Fundação Getúlio Vargas, que recentemente abriu na modalidade de curso a distancia seu MBA em Administração. Outras instituições, incluindo tradicionais universidades do país, estão ativando seus centros de ensino a distancia e diponibilizando cursos on line.

Aprendizagem colaborativa: conceito e aplicações

Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/171tcc3.pdf http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25158.pdf
Acesso em: 23/09/2009

O conceito de aprendizagem colaborativa, relacionado ao conceito de aprender e trabalhar em grupo, embora se pareça recente, já foi bastante testado e implementado por teóricos, pesquisadores e educadores desde o século XVIII.
A apredizagem colaborativa é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação. Estratégia de ensino na qual os alunos de vários níveis trabalham juntos em pequenos grupos tendo uma única meta, proporcionando a interatividade. Essa aprendizagem é especialmente aplicada na educação a distância, onde o professor não é mais visto como autoridade e sim como orientador, facilitador, possibilitando a construção individualmente e coletivamente dos conhecimentos através de tecnologias, o professores têm a possibilidade de disponibilizar seus projetos para os alunos, bem como os alunos podem encaminhar para os professores seus trabalhos. Poderá ser aplicada essa aprendizagem também na educação presencial em sala de aula, ou semi-presencial, acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, visando sempre o trabalho em grupo, a interação entre professores e alunos.